Quintas pedagógicas de Norte a Sul: um dia bem passado

Nós com eles

Cada vez há mais e ainda bem. As quintas pedagógicas preenchem uma lacuna na educação das, cada vez mais, crianças que não fazem ideia de onde é que vem a comida que está nos seus pratos. E, ou são mesmo no meio, ou bem perto das cidades por isso é fácil levar os seus netos a passar um dia numa.

Eis aqui uma lista de algumas quintas de note a sul do País. Espero que se divirta.

Parque da Lavandeira:  localiza-se muito perto do centro de Gaia. Aproveite para levar os seus netos a ver as cegonhas que acabaram de ter filhotes e as crias dos grous-europeus que nasceram pela primeira vez no parque, este ano.

Também pode apenas levá-los às Noites dos Pirilampos. Nestas noites especiais o Parque Biológico de Gaia abre as portas para visitas guiadas de Observação de Pirilampos e outros animais à luz das estrelas.
O programa inicia às 21h45. Saiba tudo através do Gabinete de Atendimento, telefone direto 227 878 138 no seguinte horário: 9h00-18h00

Contactos: Parque Biológico de Gaia – 4430-681 Avintes — Tel. 22 787 81 20 | geral@parquebiologico.pt

A Quinta pedagógica de Aveiro é um espaço de 4 hectares onde as crianças podem aprender a montar a cavalo ou pónei, tratar dos animais, aprender a trabalhar na horta ou produzir pão na Casa do Forno.

Quinta do Chão D’Agra (ou Rua da Igreja)  Vilarinho – Aveiro
3800-617 – Aveiro  — Telefones: 234 912 108 – 969 428 670

Na Guarda, a Quinta da Maunça tem uma a horta biológica um campo de ervas aromáticas e medicinais, estufas, uma nascente de água, um laboratório e estruturas de compostagem. As actividades visam ensinar aos mais pequenos a biologia dos animais e plantas que povoam os vários habitats (floresta, linha de água, charca), a importância da preservação ambiental.

Contactos: Quinta da Maúnça, Rasa 6300 GUARDA — 271 237 816
E-mail: quintadamaunca@mun-guarda.pt
Também na Quinta Pedagógica do Cuco em Porto de Mós a agricultura é praticada de modo sustentável. O seu neto pode até ser Pastor por um dia na Serra dos Candeeiros acompanhando o rebanho desde o momento em que, de manhã, sai do curral até voltar a entrar, ao fim do dia. O dia é passado com o Pastor na serra e olhe que eles adoram.

Contactos: Portela de Vale de Espinho, nº19  2480-216 Arrimal  —Telefone 244 470 474

Imagine-se a trabalhar o barro, a fazer o pão e doce de frutas. Conhecer as árvores e as plantas, realizar os trabalhos da horta e do pomar. Acampar ao som do uivar dos lobos, ordenhar uma cabra e amamentar a biberão um bezerro acabado de nascer. A todas estas experiências, misture actividades com a adrenalina dos desportos da natureza, a possibilidade de fazer novas amizades e a simpatia das “gentes da terra”. A Quinta da Montanha em Torres Vedras é tudo isto! Momentos e pessoas.

Contactos: Estrada da Tapada – Vale da Guarda 2665-418 Gradil — Telemóvel: 96 200 16 49

E-mail: info@quintadamontanha.pt Site: www.quintadamontanha.pt

Perto de Lisboa, em Cascais Quinta Pedagógica Armando Villar, é a primeira quinta pedagógica Portuguesa.

A horta biológica é servida por um sistema de rega tradicional e os seus netos podem interagir com galinhas, patos, perus, gansos, com um burro de Miranda com o nome “Eléctrico”, uma ovelha Merino, com a porquinha “Minnie” ou com cabrinhas.À entrada são dadas as instruções para um Peddy Paper que pode ser realizado ao longo da visita se quiserem tornar a visita ainda mais divertida.

Contactos: Quinta do Vilar: – Terceira Circular 2755-009 Cascais — Tel: 932 500 600

Email: quintadovillar@gmail.com

Os seus netos podem viver momentos únicos na Quinta Pedagógica dos Olivais em Lisboa participando nas actividades diárias da quinta como a lavoura, hortas e pomares, tratar os animais domésticos descobrir e viver os percursos do pão, do doce e da manteiga,

Contactos: Rua Cidade do Lobito, Olivais Sul – 1800-088 Lisboa
Tel.: 21 855 09 30
E-mail: quinta.pedagogica@cm-lisboa.pt
Facebook: http://www.facebook.com/Quinta.Pedagogica.dos.Olivais

Na Quinta Pedagógica de Portimão a ordenha e o fabrico do queijo, a confecção de bolos e doces, e ainda a prática de ofícios tradicionais, a educação alimentar e ambiental ou o estudo da fauna e flora são algumas das actividades em que os seus netos podem participar se os levar a visitá-la.

Rua David Gonçalves Vieira – Aldeia Nova da Boavista 8500 Portimão — Telefone: 282 480 730

Comentários

comentários